Anas Aremeyaw Anas: Repórter investigativo se une à CNN para nova exposição sobre os perigos do jornalismo em Gana

GANA
  • A jornalista investigativa, Anas Aremeyaw Anas, fez uma parceria com a CNN para a divulgação de vídeos secretos que capturam os perigos de ser jornalista em Gana
  • O vídeo, que deve ser lançado esta semana no domingo, 29 de maio de 2022, às 22h na CNN, atraiu alguns comentários negativos nas mídias sociais
  • Algumas pessoas no Facebook achavam que Anas era corrupto e se esconde atrás de seu trabalho de jornalismo investigativo para infringir a lei

A principal jornalista investigativa de Gana, Anas Aremeyaw Anas, juntou-se à rede global de notícias, CNN, para um novo documentário que expõe os perigos de praticar jornalismo em Gana.

O documentário dará ao mundo imagens nunca antes vistas de como é mortal praticar jornalismo em Gana.

Anas Aremeyaw Anas FB
Anas Aremeyaw Anas cobre o rosto com miçangas para proteger sua identidade devido ao seu trabalho. Fonte: Facebook/@anasglobal
Fonte: Facebook

Em um Postar no facebook sobre a próxima exposição Anas escreve:

Gana reclama do aumento excessivo de emissoras de TV da igreja no país

“Quando o jornalismo se torna perigoso? A CNN sentou-se com Anas Aremeyaw Anas para descobrir como é falar a verdade ao poder em Gana, África Ocidental.”

O documentário tem estreia marcada para domingo, 29 de maio de 2022, às 22h.

Anas Aremeyaw Anas, que foi chamado o Jornalista Estrangeiro do Ano da Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ) de 2021, produziu no passado uma exposição inovadora sobre corrupção em instituições públicas e privadas. Suas exposições sobre corrupção judicial e enxerto entre administradores futebol do Gana permanecem alguns de seus trabalhos controversos.

No entanto, depois de anunciar seu próximo relatório sobre os perigos do jornalismo em Gana no Facebook na terça-feira, 24 de maio, algumas pessoas invadiram a seção de comentários de seu post para criticar ele e seu trabalho anterior.

É uma farsa: Mahama se distancia dos anúncios “GH¢2.000 Grants for Ghanaians”

@Julius Kafui postou um ataque mordaz sobre o jornalista investigativo:

“Anas é mais corrupta do que qualquer funcionário da mídia no país Anas?? Tweeaaa.”

@Yaw Ntiamoah pensa jornalistas investigativos como Anas distorcem os fatos e apenas tentam promover seus próprios interesses:

“O jornalismo se torna perigoso quando jornalistas investigativos ganenses gravam pessoas e fazem uma história completamente diferente com essa gravação. Novamente, torna-se perigoso quando jornalistas investigativos chamam as pessoas para exigir suborno para matar histórias. Por fim, torna-se perigoso quando um jornalista investigativo anda por aí com landgurds e bate nas pessoas para tomar suas terras. É quando o jornalismo se torna perigoso em Gana, então diga à BBC ppl. Jornalistas falsos que temos.”

@Samuel Mensah sentiu a ameaça de ser jornalista em Gana foi causado pelos próprios jornalistas:

“O jornalismo se torna perigoso quando o jornalista age de forma tola. Jornalista não é super-humano... Você não pode agir tolamente para destruir alguém e esperar ser poupado...”

Apresentador de TV Akosua Konadu anuncia retorno às telas com fotos impressionantes

Alguns comentaristas também sentiram que Anas ficou quieto sob este governo.

@Bright Abia Emmanuel escreveu: “Você está indo bem. Mas parece que sob este governo, você se escondeu.”

Mas alguns outros comentários elogiaram Anas por arriscar sua vida pelo jornalismo investigativo.

@Joe Yussif Joe publicado : “Allah protege você, eu sei que as coisas não são tão fáceis de correr esse risco.”

Anas Aremeyaw Anas eleita a melhor jornalista estrangeira de 2021 nos Estados Unidos

Em uma história anterior, YEN.com.gh reportou que o ás jornalista investigativo foi premiado com um prêmio máximo em jornalismo nos Estados Unidos.

Em um post na página oficial do Facebook de Anas Aremeyaw Anas, foi anunciado que o ás repórter investigativo foi eleito o melhor jornalista estrangeiro de 2021.

A postagem dizia:

'Nosso homem cada vez mais alto. Eleito o melhor jornalista estrangeiro do ano de 2021 nos Estados Unidos.'

Ganeses compartilham suas frustrações sobre 'falha no sistema de entrega de justiça', insegurança